Notícias

Ritmo de Carnaval

12/02/2015


“Nem melhor, nem pior: apenas uma escola diferente” é o lema da GRES Acadêmicos do Salgueiro, escola de samba das mais tradicionais do Brasil. “Innovation that Excites” é o lema da Nissan, uma das mais inovadoras fabricantes de automóveis do planeta. As duas instituições, parceiras desde o Carnaval 2014, trocam experiências desde então e muitas ideias têm nascido deste intercâmbio. Inspirados nesta integração, os designers do Nissan Design America-Rio (NDA-R) decidiram homenagear a escola de samba e o próprio Carnaval brasileiro com uma versão inédita do crossover-conceito Kicks Concept.

 

Tendo como base o Kicks Concept, apresentado mundialmente pela Nissan na edição de 2014 do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, a equipe do estúdio baseado no Rio de Janeiro analisou cores e texturas para chegar a um resultado que mantivesse a personalidade e força do crossover, mas que deixasse evidente, com elegância, a homenagem. O desafio extra foi transmitir todas estas propostas em sketches de um carro que teve nas cores marcantes um dos elementos de destaque na versão original exibida no Salão de São Paulo.

 

“Ouro, sabores, temperos, misturas, diversidade e criatividade fazem parte da cultura brasileira. Formas sinuosas, brilho, contraste, refletem nossa visão da soma de arte, cultura e tradições do Brasil. Partimos do vermelho e branco, cores da Nissan e do Salgueiro, e também da bandeira de Minas Gerais, estado que é tema do enredo da escola de samba neste ano, e do Japão, terra natal de nossa empresa. Mas só isso não é inovação ou ser diferente. Precisávamos ser atrevidos, fortes e, ao mesmo tempo, elegantes. Para isso, incluímos variações de cores e tons que refletem a riqueza de nuances que encontramos no Carnaval e no dia-a-dia de Minas Gerias. Depois, partimos para a concepção”, explica Robert Bauer, designer-chefe do Nissan Design America-Rio (NDA-R). 

 

Assim, a carroceira do carro tem como cor dominante o branco perolizado, com acabamento acetinado. Na dianteira, os para-lamas receberam faixas vermelhas em alusão à bandeira do Salgueiro, criando uma ligação com a paixão e alegria do Carnaval, mas também fazendo a conexão com a própria Nissan, Minas Gerais e o Japão.

 

Na traseira, a letra do samba, que dá ênfase especial a cozinha de Minas Gerais, serve de inspiração para uma profusão de cores que se misturam e representam a riqueza de temperos das comidas mineiras, como vermelho, amarelo, marrom, e ao dourado do ouro, das históricas minas do estado.

 

Para tornar o carro ainda mais especial e robusto, os para-choques dianteiro e traseiro receberam desenho exclusivo, ainda mais agressivo, incluindo também novos protetores. As rodas de 19 polegadas também são diferentes das usadas pelo conceito exposto no Salão de São Paulo, com raios inspirados no formato de tridentes. “Estão mais ousadas. Essa ousadia é muito comum nos desfiles do Salgueiro e faz parte do espírito do Carnaval”, disse Robert. São elementos que misturam as características do Design global da Nissan com influências da maior festa popular brasileira.

 

“Estamos aprendendo muito sobre cultura e gosto do povo brasileiro com o Salgueiro. Aqui, mesmo alguém que não goste de Carnaval se emociona ao ver um carro alegórico, uma fantasia, uma coreografia de abre-alas. A história do povo brasileiro está toda ali na avenida, todos os anos, contada por gente daqui, em um formato criado aqui. Nada é mais brasileiro que o Carnaval. E nosso desafio era deixar o Kicks Concept, que foi concebido inspirado no Brasil, ainda mais brasileiro. Afinal, um dos objetivos da Nissan do Brasil e ser a mais brasileira das japonesas”, explica Robert.



Redação Black Card Lifestyle





 
  • Range Rover Autobiography

  • O adeus ao Bugatti Veyron

  • Ritmo de Carnaval

  • Jaguar XE foi eleito o “Mais Belo Veículo de 2014”

  • Marina de clássicos

  • Jaguar Heritage Driving Experience

  • Em conta?

  • Está de volta!

  • Evolução

  • Jardim de Porsche